Como nasce um coquetel

Criar um coquetel pode parecer uma tarefa fácil mas exige conhecimento, técnica e muitos testes. O caminho para descobrir um coquetel é um só.

Criar um coquetel pode parecer uma tarefa fácil mas exige conhecimento, técnica e muitos testes. O caminho para descobrir um coquetel é um só.

Foto: Cotton Studio – como nasce um coquetel

Como nasce um coquetel?

De experiências, conhecimento, estudo, referências, trabalho, movimento e testes.

Não existe sorte, nem sem querer na criação de coquetéis.

Em algum momento da sua vida você viveu uma experiência que te levou à criação.

No início de tudo tive um professor que estava nos incentivando a criar coquetéis, mesmo que parecessem loucura. O resultado eram coquetéis incoerentes, sem estrutura, sem harmonia de sabor, ou seja, intragáveis. 

A princípio era um estímulo à criatividade, de fato era muito divertido criar um coquetel com qualquer ingrediente que viesse na cabeça!

Mas aprendi que estimular a criatividade sem embasamento teórico não leva a lugar nenhum.

Gosto de fotografar todos os coquetéis que faço pra lembrar exatamente a aparência, quando não posso fotografar desenho. Anoto a receita, o modo de preparo e a percepção ao provar. Talvez até seja meio irritante para as pessoas que me acompanham.

Desde que satisfatório, volto nele depois de algum tempo pra alterar alguma medida, ingrediente, fazer uma releitura ou mudar sua aparência.

Depois de algum tempo fazendo isso percebo a diferença de dois anos atrás, por exemplo. São criações completamente diferentes. De base, ingredientes, cores e combinações. Consigo perceber os erros e acertos com mais facilidade.

E percebo também o quanto a leitura e encontrar boas referências contribuíram para a minha evolução.

Quando você tem um foco, inspiração e base teórica de qualidade tudo flui mais fácil.

Entendi que fazer o clássico bem feito é o primeiro passo, depois disso vem as releituras e depois de dominar as técnicas mais avançadas o resto é marketing.

Tenho muito pra ler e aprender. Mas o caminho é um só.

Na coquetelaria você precisa estudar por livros, não tem outra alternativa.
Pessoas mais experientes com vivencia na área vão contribuir muito, obviamente, porém você só vai conseguir desenvolver seu estilo, se diferenciar e surpreender, lendo livros, e de preferência, os mais antigos.

Infelizmente ainda temos poucos livros nacionais sobre coquetelaria. Mas é possível encontrar on-line livros gringos de muito boa qualidade. O valor é elevado para o que ganhamos aqui, no início da carreira, mas vale cada centavo.

Essa é uma opinião com base na minha vivência obviamente.

E pra ajudar no desenvolvimento das criações confira as tendências da coquetelaria para esse ano.

Escrito por Pri Morales, 2023.
@felinebartender

artigos recentes

O que é Aquavit?

Aquavit é derivado do latim aqua vitae, que significa “água da vida”. O nome vem dos primeiros destiladores que acreditavam que os destilados eram um líquido de cura.

Scotch Whisky e seus segredos

O segredo do Scotch Whisky é a combinação de uma receita tradicional rigorosa, ingredientes de qualidade e técnicas de produção cuidadosamente controladas. Além disso, o