Aquavit é derivado do latim aqua vitae, que significa “água da vida”. O nome vem dos primeiros destiladores que acreditavam que os destilados eram um líquido de cura.
Acreditava-se que o álcool com ervas infundidas afastava doenças e velhice, e parece que também era usado como remédio durante o período da Peste Negra. Hoje, o aquavit ainda é frequentemente consumido como um digestivo, acompanhado por uma seleção de pratos frios como peixes, carnes curadas e queijos.
Aquavit pode ser definido com uma bebida destilada com um sabor forte e característico de ervas e especiarias, que tem uma longa história na cultura escandinava, sendo favorito em países como Dinamarca, Suécia e Norueg. É feito a partir de cereais, geralmente centeio, cevada, ou ainda batatas. A bebida passa pela primeira destilação com um alto teor alcoólico, lembrando a vodka, depois é infundida com especiarias como erva-doce, cominho e anis, passando por uma segunda destilação. O sabor mais marcante e que dá as principais características dessa bebida é a alcarávia, que conhecemos aqui por cominho. Os estilos variam bastante e outras sementes podem ser adicionadas.
Nos últimos anos, o aquavit tem ganhado popularidade fora da Escandinávia, com destilarias do mundo todo produzindo suas próprias versões. Algumas destilarias têm experimentado introduzir alguns ingredientes locais, além de técnicas de envelhecimento para criar novos sabores e características. Hoje em dia, o aquavit é apreciado no mundo inteiro por sua complexidade de sabores e pela conexão com a cultura nórdica.
Aquavit está para os países nórdicos como a cachaça está para o Brasil.
Definição Legal do Aquavit
A definição legal de aquavit pode variar de país para país, mas em geral é estabelecida por leis e regulamentos que especificam os ingredientes e o processo de produção da bebida.
Na União Europeia, a definição é estabelecida pela Regulamentação (CE) nº 110/2008. Segundo essa regulamentação, o aquavit deve ser uma bebida alcoólica destilada com um teor alcoólico de pelo menos 37,5% em volume, aromatizada principalmente com sementes de alcarávia (cominho) e funcho ou sementes de plantas aromáticas. Outras especiarias e ervas podem ser utilizadas, mas não devem dominar o sabor e aroma do funcho.
Nos Estados Unidos, a definição é estabelecida pelo Regulamento de Bebidas Destiladas do governo federal, que exige que a bebida seja destilada a partir de grãos ou batatas, e que contenha ervas e especiarias, incluindo alcarávia (cominho). A lei não estabelece um teor alcoólico mínimo.
Já no Brasil, é definida pela legislação como bebida destilada de álcool etílico potável de origem agrícola, com 35% a 50% alc./vol. Deve conter sementes de alcarávia (cominho), podendo ser adicionada outra substância vegetal aromática.
Comsumo do Aquavit
O aquavit é uma bebida versátil que pode ser consumida de várias maneiras, dependendo das tradições culturais e preferências pessoais.
Pode ser consumido puro, em pequenos copos de dose, para saborear as características das ervas e especiarias. Alguns preferem gelado, contudo, outros preferem à temperatura ambiente.
Outra maneira popular de consumir aquavit é misturando-o em coquetéis. Existem várias receitas de coquetéis que utilizam aquavit, incluindo o famoso “Bloody Mary” escandinavo, que é feito com suco de tomate, suco de limão, molho de pimenta, sal, pimenta-do-reino e aquavit.
As ervas e especiarias usadas para aromatizar o aquavit são determinadas pela preferência e culinária locais. Na Suécia e Dinamarca é geralmente destilado a partir de grãos, embora na Noruega seja tradicionalmente feito de batatas e deve ser bebido lentamente para apreciar sua qualidade envelhecida em barril e diversos aromáticos, como cominho e casca de cítricos. O aquavit dinamarquês realça mais o endro, coentro e alcarávia (cominho) e é apreciado com um shot gelado no almoço. O sueco apresenta mais sabores de anis e erva-doce, e é frequentemente seguido por uma cerveja.
Ademais, também é utilizado na culinária como um ingrediente para marinar carnes, peixes e legumes. Na Noruega, por exemplo, é comum usar o aquavit na preparação do salmão marinado.
Marcas no Brasil
Embora o aquavit não seja tão popular no Brasil quanto em alguns países europeus, existem algumas marcas disponíveis no mercado brasileiro. Em uma busca rápida encontramos algumas marcas no mercado, os valores são um pouco altos por se tratar de uma bebida importada e hoje giram em tono de R$400 a R$1.200,00. Algumas marcas: Linie, Oseberg, O. P. Anderson, Svenska Nubbar.
A Linie, por exemplo, você encontra fora do país por 17,00 euros, mas o preço médio aqui no Brasil fica por volta de 520,00 reais.
Aquavit para Mundo
O aquavit vem se tornando popular nos últimos anos e ganhando a coquetelaria dos EUA, servindo como substituto para a vodka ou gin em bebidas como bloody mary e negroni, agregando mais sabor e complexidade aos coquetéis. Algumas destilarias do país já estão produzindo suas próprias marcas, alavancando o consumo dessa bebida espirituosa nas Américas.
E aí, bateu uma vontade de provar ou fazer um coquetel com esse destilado né?
Se tiver uma oportunidade de ter uma garrafa dessa nos convide para um shot! 🙂
Se não tiver essa oportunidade, confira Scotch Whisky e seus segredos para se contentar.