
A forma de consumo após a pandemia vem mudando rapidamente, precisamos falar sobre os temas mais abordados nos últimos anos e que são tendência mundial.
“Beber menos com mais qualidade” é a virada de chave dos últimos anos, sem falar na experiência oferecida para o cliente. Esses pontos tornam o setor mais competitivo e com necessidade de profissionais qualificados que estudam não somente a coquetelaria, mas as tendências da indústria alimentícia e hábitos de consumo mais sustentáveis.
A Pandemia estimulou o consumo local e aumentou a procura por coquetéis enlatados, por exemplo. Mas e agora, como ficam essas tendências na coquetelaria?
Segundo o Relatório de Tendências na Coquetéis da Bacardi 2023, algumas tendências de 2022 serão aceleradas de forma exponencial em 2023 como o consumo de bebidas amargas e os fermentados. Também ressalta que a presença digital é um forte fator para se manter no radar do consumidor.
Seguem algumas tendências para o Brasil em 2023:
PRÉ BATCH

Os coquetéis pré-misturados vem ganhando cada vez mais espaço em bares e eventos pelo mundo devido a sua praticidade, além de contribuir com a agilidade no preparo, também é possível economizar custos e ser mais sustentável. Também temos como tendência a categoria de bebidas RTD (Ready to Drink), que são as prontas para consumo que caíram no gosto dos millennials.
SPRITZ

Refrescância é a palavra que confere os Spritz. Agradável e suave, com teor alcoólico um pouco menor, esse tipo de coquetel agrada qualquer paladar. Aqui cabe a utilização de bebidas com qualidade superior.
NÃO ALCOÓLICO

Seja zero álcool ou com pouco álcool, esse tipo de coquetel vem conquistando o mundo. Já há bares especializados para esse tipo de coquetel. Vale estudar e introduzir um coquetel não alcoólico na carta. Essa tendência está, também, presente em eventos com cada vez mais pedidos dos coquetéis não alcoólicos.
EXPERIÊNCIA

Aromas, texturas e apresentação são alguns exemplos do que buscam os consumidores dos bons drinks nos últimos anos. “À medida que a cultura do coquetel floresce, as pessoas buscam inspiração em novos sabores, sensações e experiências que estão vendo em bares e restaurantes e os usam para aprofundar seu prazer na criação de coquetéis.” disse Brenda Fiala, Vice-Presidente Global de Estratégia, Percepções e Análises da Bacardi.
Segundo a Pesquisa da Bacardi sobre as tendências para esse ano, o que está em jogo é a revolução do prazer e sabores de transformação.
TENDÊNCIA DE COQUETÉIS 2023
Se alguém chegar no bar pedindo algum desses coquetéis, não estranhe, todos passaram pelo trend do google.
Fitzgerald, Kir Royale, Old Fashioned, Espresso Martini, Limoncello Spritz, Campari Spritz, Daiquiri, Gin Fizz, Porn Star Martini.
TENDÊNCIA DE DESTILADOS
Tequila, Mezcal, Whisky, Vodka saborizada, Soju, Gin.
Também ouvi dizer que é o ano dos coquetéis cringe. Que a Deusa da coquetelaria não ouça.
Alguns números segundo a pesquisa da Bacardi:

Confira o calendário para 2023 e fique por dentro das principais datas!