É fato que filmes e séries, já há algum tempo, vêm contribuindo significativamente para a popularização de diversos coquetéis. Nesse sentido, a aparição dessas bebidas tem se mostrado bem importante para a coquetelaria em geral. Hoje vamos falar das séries atuais que fazem referência a coquetéis com presença garantida em qualquer bar. Sobretudo também é possível fazer em casa sem complicações.
Experimentamos e recomendamos todos eles! Além das séries que também são dignas de maratona.
*Não contém spoiler.
Por fim, confira os 4 coquetéis que estavam presentes nas séries mais amadas da atualidade.
Parte 1
Kir Royale – Emily em Paris
Vimos na terceira temporada da série o drink Kir Royal em destaque, fazendo referência a nova tendência de coquetéis enlatados. Emily em Paris é uma das séries queridinhas da Netflix que aborda temas como marketing digital, a relação com as redes sociais, inseguranças e relacionamentos com um toque de comédia romântica. É uma série rápida e leve, sem enrolação.
O drink em destaque nessas temporada é o Kir Royale que originalmente é uma variação do coquetel francês Kir, criado em Dijon, França e popularizado por Félix Kir, um padre que ficou conhecido pela sua participação na resistência francesa contra o nazismo. Possui muitas variações e, originalmente, o vinho que deu origem e melhor equilibra a acidez com o licor de cassis é o Bourgogne Aligoté, um vinho branco produzido especificamente com a uva Aligoté, presente na Borgonha. Apesar de ser o ideal em questão de acidez, não era encontrado tão facilmente em qualquer lugar do mundo, o que portanto pode ter contribuído para a criação das mais diversas variações desse drink. Dessa forma, hoje a versão mais conhecida é o Kir Royale, produzido com champanhe e outros espumantes, sempre dando preferência para os mais ácidos.
Ingredientes
150 ml de Espumante extra Brut
15 ml de licor crème de Cassis
Modo de Preparo
Primeiramente adicione apenas o licor de cassis em uma taça flutê, em seguida complete com o espumante, inserindo o liquido na taça lentamente, por fim acrescente uma cereja. É recomendado que o espumante esteja gelado.
Gibson – The Queen’s Gambit
The Queen’s Gambit está entre as séries de mais sucesso da Netflix. Aborda questões profundas e interessantes sobre uma mulher que conquista seu lugar e prova seu valor em um ambiente predominantemente masculino. Qualquer semelhança com a coquetelaria não é mera coincidência. O destaque fica para o coquetel Gibson, que é uma variação do famoso Dry Martini. Semelhantemente á maioria dos bons coquetéis, há controvérsias sobre a sua origem — em resumo, sabemos que apareceu pela primeira vez no livro de William Boothby em 1908, entitulado The World’s Drinks And How To Mix Them.
Ingredientes
60 ml de vodka ou gin
15 ml de vermute seco
2 cebolinhas em conserva
Modo de Preparo
Primeiramente em um mixing glass com gelo, adicione o gin e o vermute e mexa até o liquido ficar bem gelado, coe para uma taça coupê previamente gelada e decore com as cebolinhas.
Vesper Martini – This is Us
This is us é sem dúvida uma das séries mais comentadas do momento, com abordagem sensível de dinâmicas familiares, momentos únicos e momentos difíceis que atravessam a vida da família Pearson. Na última temporada, um momento marcante e emocionante com Rebecca nos apresenta o coquetel.
O Vesper Martini é mais uma das variações do Dry Martini, famoso pelas aparições nos filmes e livros de 007. Diferente da maioria dos coquetéis que são criados por bartender, originalmente esta versão foi criada pelo escritor Ian Fleming e aparece no primeiro livro da série James Bond, Cassino Royale, publicado em 1953. Ainda há uma pequena discussão sobre se deveria ser batido ou mexido, porém fica a critério de cada bartender ou a gosto de quem o consome. Aqui deixamos as instruções como foram conhecidas originalmente.
Ingredientes
60 ml de gin
20 ml de vodka
5 ml Lillet
guarnição: twist limão siciliano
Modo de Preparo
Junte o gin, a vodka e o Lillet em uma coqueteleira com gelo e bata até gelar o líquido. Coe duplamente para uma taça martini previamente gelada, por fim decore com o twist de limão.
Hot Toddy – Bridgerton
Bridgerton é baseada na série de livros homônimos da autora Julia Quinn, que discorre sobre as relações da alta sociedade na Regência Britânica em um período conturbado e cheio de excessos para a aristocracia.
É recomendado que o coquetel seja consumido no inverno, ele tem um toque de especiarias, e a intensidade do whisky esquenta até o coração mais gelado. A origem desse drink se perdeu no tempo mas acredita-se que tenha sido criado na Escócia por volta de 1700. Contudo, há várias formas de executar essa receita, assim como há variação na combinação de ingredientes, dependendo do país ou do gosto de quem está consumindo.
Ingredientes
45 ml Blended Scotch whisky
7.5 ml Suco fresco de Limão Siciliano
7.5 ml Água de Mel (3 de mel para 1 água)
5 ml xarope de açúcar
3 Cravos
60 ml água fervente
Modo de Preparo
Primeiramente adicione em uma caneca todos os ingredientes e mexa até dissolver o mel após esse processo decore o drink com um pau de canela e uma rodela de limão, aliás isso também confere mais aroma e sabor ao coquetel.
Lembrou de mais alguma série que faz menção a coquetéis? Compartilha nos comentários!! 🙂
Curtiu o conteúdo? Acompanhe a parte 2.
E aproveitando, confira as Tendências de coquetéis para 2023.